Pular para o conteúdo principal

JO News

POCESSO SELETIVO CANCELADO

O juiz de direito da Comarca de Orizona, Dr. Ricardo de Guimarães e Souza, deu nesta segunda feira, 05 de agosto, provimento favorável e acolheu o pedido de suspensão do Processo Seletivo nº 001/2019 da Prefeitura Municipal de Orizona, movido pelo promotor de justiça Dr. Paulo Eduardo Penna Prado.
A tutela provisória, movida pelo MP-GO, considera que ao invés de processo seletivo simplificado para contratação de pessoal temporário, a Administração Municipal deveria promover a realização de concurso público. Segundo o promotor, esse tema havia sido discutido anteriormente com a mesma, em reuniões realizadas com esse propósito.
O MP-GO alegou também que "a manutenção de pessoas contratadas importa em ilegalidade, uma vez que a prestação de serviços e funções, de natureza essencial, continuada e permanente, deve ser exercida por servidores públicos".
O órgão justificou também que "o Tribunal de Contas dos Municípios determinou que a atual Administração se abstenha de realizar novas contratações precárias (temporárias/ credenciamentos/ comissionados/ prestadores de serviço,etc), ou prorrogar eventuais contratações hoje vigentes para os mesmos cargos e funções oferecidas no Edital nº 001/2016 (concurso público julgado ilegal) até que sejam adotadas medidas para a realização de um novo concurso".  
A promotoria também solicitou que fosse pugnada contra a Administração a multa diária de R$ 500,00 por não cumprimento dessas disposições.
Dessa forma, o juiz de direito determinou que seja suspenso o processo seletivo. Também determinou que a Administração concentre esforços para a realização de concurso público num prazo de 100 dias. Em caso de descumprimento da decisão, Ricardo de Guimarães e Souza fixou multa diária de R$ 100,00 contra o ente público.
“O concurso público esteia-se em três princípios fundamentais; da igualdade, da moralidade administrativa e da competição”, afirmou o promotor. Segundo ele, ao observar os três postulados, o município abstém-se de favorecimentos ou perseguições políticas, garante a igualdade de condições entre os que postulam os cargos e proporciona aos candidatos a possibilidade de obter classificação que os coloque em condições de ingressar no serviço público.
Conforme justificado anteriormente em ofício nº 354/2019, assinado pelo prefeito municipal Dr. Joaquim Augusto Marçal e encaminhado ao Ministério Público, "a realização de concurso público depende de aprovação de projeto de lei, e por não ter base aliada na Câmara Municipal para aprovação, bem como razões de custos do certame e possibilidade de multa por descumprimento das obrigações, estaria impossibilitado de firmar termo de ajustamento de conduta [para realização de concurso público], e inclusive está tomando providências para a realização de concurso público".
No momento, não é ainda de conhecimento do blog Orizona em Foco qual será a medida tomada pela Administração Municipal: se irá recorrer da decisão liminar; o que será feito pela manutenção dos serviços públicos em funcionamento com o cancelamento do processo seletivo, uma vez que neste momento, a impossibilidade de contratar comprometeria sobremaneira a realização dos serviços em diversos setores da prefeitura municipal.

Em NOTA a Prefeitura de Orizona se pronunciou. 

A Prefeitura Municipal de Orizona comunica que por determinação do Excelentíssimo Juiz de Direito Dr Ricardo de Guimarães e Sousa provocado pelo Promotor de Justiça Paulo Eduardo Penna Prado o Processo Seletivo N° 001/2019 está suspenso, por hora.

Informamos ainda que a Prefeitura Municipal desde 2017 tem buscado realizar todas contratações respeitando a ampla concorrência e garantindo aos selecionados direitos constitucionais. Diferentemente do que vinha sido praticado em gestão anterior, onde os funcionários não passavam por processo de seleção considerando competência e/ou experiência, os mesmos também não recebiam salário mínimo e tão pouco entravam como despesa de pessoal.

Todos os esforços para a realização de um concurso público tem sido feito. No entanto durante este processo a Prefeitura Municipal e suas Secretarias não podem deixar de oferecer seus serviços e nem deixará. Tranquilizamos a sociedade de que a mesma não será afetada e aos candidatos participantes que aguardavam resultado preliminar na data de hoje 06/08/2019 informamos que a Prefeitura Municipal de Orizona busca recorrer da decisão do Excelentíssimo Juiz de Direito Dr Ricardo de Guimarães e Sousa.

Comentários

NOTÍCIAS RECENTES

Atirador do Bope mata sequestrador de ônibus na Ponte Rio-Niterói após mais de 3h de cerco

RIO — Após mais de 3h de cerco, um sequestrador identificado como Willian Augusto da Silva, que manteve como reféns os passageiros de um ônibus que levava 37 pessoas na Ponte Rio-Niterói , foi morto por um atirador de elite do Bope na manhã desta terça-feira. "O paciente chegou em parada cardiorrespiratória e foi constatado o óbito pela equipe médica do hospital (Souza Aguiar)", informou por meio de nota a Secretaria Municipal de Saúde. Agentes das polícias Militar e Rodoviária Federal (PRF) cercaram o veículo, na pista sentido Rio, por volta de 6h30. Em entrevista ao Bom Dia Rio, o porta-voz da Polícia Militar, coronel Fliess, informou que o bandido portava uma arma de brinquedo .   'Não tem que ter pena', diz Bolsonaro sobre uso de atirador de elite após sequestro de ônibus na Ponte Rio-Niterói Reféns  que estavam no ônibus afirmaram que o sequestrador teria dito que sofria de depressão. Por volta de 9h, o homem saiu do ônibus apontando uma arma para a ca...

Gás de cozinha tem redução no preço de 8,17%

A  Petrobras   anunciou nesta sexta-feira, 2, redução  no preço do  GLP   residencial (embalagens de até 13 quilos) e empresarial (destinado a embalagens acima de 13 quilos) para as distribuidoras. Os novos valores passam a valer a partir de segunda-feira, 5.  O preço do botijão de  gás de cozinha  terá redução de 8,17% e passará a custar 24,06 reais para as distribuidoras, de acordo com o site da estatal. Essa foi a primeira queda neste ano na cotação do GLP residencial, que tem sido reajustada a cada três meses, para, segundo a petroleira, suavizar impactos da volatilidade no mercado externo sobre os valores domésticos. A companhia também reduziu em 13% os preços médios do GLP industrial e comercial, vendido em embalagens de mais de 13 quilos em suas refinarias. É o segundo corte consecutivo nos valores desse produto, que já havia sofrido queda de 9,8% em 24 de julho – o primeiro reajuste para baixo do preço desde fevereiro. Em Ori...

RONALDO CAIADO SOFRE INFARTO

O Governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, sofreu um infarto na tarde desta quarta-feira (9/10) e foi encaminhado para um hospital, em Goiânia. Ele aguarda uma equipe médica de São Paulo. Ronaldo Caiado foi levado para o Hospital do Coração onde passou por cateterismo e encontra-se internado. A primeira-dama, Gracinha Caiado, soube da notícia enquanto estava embarcando em um voo. Uma equipe médica de São Paulo deve vir à Goiânia para avaliar o estado de saúde do governador e verificar a necessidade de transferência para outra unidade de saúde. Conforme informações, o governador já tinha uma placa que obstruía parte da artéria coronária. Apesar do acontecido, a assessoria disse que Ronaldo Caiado está bem. Confira a nota na integra divulgada pela assessoria do governador: O Governador Ronaldo Caiado sofreu uma dor torácica no início da tarde desta quarta-feira (9/10), sendo encaminhado para o Hospital do Coração em Goiás, onde passa por uma série de exames e avalia...

BISPO DE IPAMERI PROIBI BEBIDAS ALCOÓLICAS EM FESTAS E EVENTOS DA PARÓQUIA

A partir do dia primeiro de janeiro de 2020, entra em vigor o decreto que proibi o consumo de bebidas alcoólicas nas festas e eventos da Paróquias da Diocese de Ipameri.  Este decreto afeta todas as festas realizadas pela igreja Católica em Orizona.