Pular para o conteúdo principal

JO News

Governo acaba com o seguro DPVAT,

BRASÍLIA e RIO — O presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória (MP) que acaba com o seguro obrigatório DPVAT, que indeniza vítimas de acidentes de trânsito. A medida valerá a partir de janeiro de 2020. O governo afirma que MP não desampara os cidadãos no caso de acidentes, já que, para as despesas médicas, “há atendimento gratuito e universal na rede pública, por meio do SUS”.
“Para os segurados do INSS, também há a cobertura do auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente e de pensão por morte. E mesmo para aqueles que não são segurados do INSS, o governo federal também já oferece o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que garante o pagamento de um salário mínimo mensal para pessoas que não possuam meios de prover sua subsistência ou de tê-la provida por sua família, nos termos da legislação respectiva”, informou, em nota.
Os acidentes ocorridos até 31 de dezembro deste ano ainda seguem cobertos pelo DPVAT, segundo o governo. A atual gestora do DPVAT, a Seguradora Líder, continuará até 31 de dezembro de 2025 responsável pelos procedimentos de cobertura dos acidentes ocorridos até 2019. Após 31 dezembro 2025, a União sucederá a Seguradora Líder nos direitos e obrigações envolvendo o DPVAT.

A Líder é um consórcio de 73 seguradoras que administra o DPVAT. Entre suas participantes, estão empresas como AIG Seguros, Caixa Seguradora, Bradesco Seguros, Itaú Seguros, Mapfre, Porto Seguro, Omint, Tokio Marine e Zurich Santander. A seguradora não se manifestou sobre a MP assinada pelo presidente.
Dos recursos arrecadados pelo DPVAT, 50% vão para a União. O repasse é dividido entre os 45% remetidos ao Sistema Único de Saúde (SUS) para custeio da assistência médico-hospitalar às vítimas de acidentes de trânsito e os 5% que cabem ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) para investimento em programas de educação e prevenção de acidentes. Os outros 50% são direcionados para despesas, reservas e pagamento de indenizações às vítimas — mais de 4,5 milhões de pessoas foram beneficiadas na última década.

Comentários

NOTÍCIAS RECENTES

DR. ITAMAR DIAS TEIXEIRA FALA SOBRE O COVID-19

Dr Itamar Diaz Teixeira falou ao JORNAL ORIZONA FM. Na ocasião ele usou termos técnicos sobre o COVID-19 e tranquilizou a população, mas alertou que é necessário obedecer aos decretos de isolamento, salientou que esta é a melhor medida a ser tomada neste momento. Dr. Itamar mostrou sua indignação a respeito das notícias ruins e mentirosas que são propagadas pelas grandes mídias do Brasil, falou também do Presidente Bolsonaro e classificou as decisões do Presidente ao enfrentamento do coronavírus como "CORRETAS" O doutor falou da paciente com suspeita de ter contraido o vírus e revelou que a mesma não está infectada, trazendo muito alívio a toda população orizonense. Ao se despedir ele reforçou o pedido do Ministro da Saúde Henrique Mandetta e disse; "Desliguem a televisão e parem de assistir a grande mídia" (Dr. Itamar Diaz Teixeira)

ESTABELECIMENTOS QUE TRABALHAM COM RECEBIMENTO DE CONTAS JÁ PODEM REABRIR

Em nova nota técnica emitida pela Prefeitura de Orizona e Secretaria de Saúde nesta quarta-feira (08) fica autorizada a abertura de alguns estabelecimentos (mencionados nos itens 1 e 2 da nota) que trabalham com recebimento de contas de água, energia e demais boletos na intenção de descongestionar bancos e farmácias, evitando aglomerações; ⚠️  Determina também que os proprietários dos autorizados a funcionar faça obedecer as normas de distanciamento social e fiquem responsáveis pela organização das filas, sujeito a multa todos aqueles que não cumprirem as determinações.

ALUNOS DO G13 NO JO

O Sistema Educacional G 13 realizou nesta semana a Feira do Empreendedor, projeto que visa  incentivar os  alunos a buscar o auto-conhecimento, novas aprendizagens, além do espirito  de coletividade. A idéia  é a de que a educação deve atuar como transformadora e incentivar a quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores. A atividade contou com a participação de alunos do  quarto ao nono ano do ensino fundamental. Na quarta feira (18/09) os alunos estiveram ao vivo no Jornal Orizona FM, acompanhados da Diretora Profa. Ivana e de vários professores.

ISENÇÃO DE CONTA DE LUZ PARA FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA

Isenção de conta de luz para alguns brasileiros pode envolver R$ 900 milhões. Uma medida em preparação no governo para isentar consumidores de baixa renda de contas de luz por 90 dias, devido aos impactos do coronavírus sobre a renda da população, deverá envolver um aporte de 900 milhões de reais do Tesouro, disseram à Reuters duas fontes com conhecimento das conversas. Os recursos seriam necessários para garantir que o alívio aos consumidores não impacte o caixa de distribuidoras de energia, que têm mostrado preocupação com a perda de receita em meio à pandemia, que reduziu a demanda por eletricidade e aumentou expectativas de inadimplência.... - Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2020/04/08/tesouro-aportara-r900-mi-para-isentar-baixa-renda-de-conta-de-luz-dizem-fontes.htm?cmpid=copiaecola