Pular para o conteúdo principal

JO News

Governo acaba com o seguro DPVAT,

BRASÍLIA e RIO — O presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória (MP) que acaba com o seguro obrigatório DPVAT, que indeniza vítimas de acidentes de trânsito. A medida valerá a partir de janeiro de 2020. O governo afirma que MP não desampara os cidadãos no caso de acidentes, já que, para as despesas médicas, “há atendimento gratuito e universal na rede pública, por meio do SUS”.
“Para os segurados do INSS, também há a cobertura do auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente e de pensão por morte. E mesmo para aqueles que não são segurados do INSS, o governo federal também já oferece o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que garante o pagamento de um salário mínimo mensal para pessoas que não possuam meios de prover sua subsistência ou de tê-la provida por sua família, nos termos da legislação respectiva”, informou, em nota.
Os acidentes ocorridos até 31 de dezembro deste ano ainda seguem cobertos pelo DPVAT, segundo o governo. A atual gestora do DPVAT, a Seguradora Líder, continuará até 31 de dezembro de 2025 responsável pelos procedimentos de cobertura dos acidentes ocorridos até 2019. Após 31 dezembro 2025, a União sucederá a Seguradora Líder nos direitos e obrigações envolvendo o DPVAT.

A Líder é um consórcio de 73 seguradoras que administra o DPVAT. Entre suas participantes, estão empresas como AIG Seguros, Caixa Seguradora, Bradesco Seguros, Itaú Seguros, Mapfre, Porto Seguro, Omint, Tokio Marine e Zurich Santander. A seguradora não se manifestou sobre a MP assinada pelo presidente.
Dos recursos arrecadados pelo DPVAT, 50% vão para a União. O repasse é dividido entre os 45% remetidos ao Sistema Único de Saúde (SUS) para custeio da assistência médico-hospitalar às vítimas de acidentes de trânsito e os 5% que cabem ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) para investimento em programas de educação e prevenção de acidentes. Os outros 50% são direcionados para despesas, reservas e pagamento de indenizações às vítimas — mais de 4,5 milhões de pessoas foram beneficiadas na última década.

Comentários

NOTÍCIAS RECENTES

LATICÍNIOS J.L DE ORIZONA ESTA APTO A EXPORTAR QUEIJOS PARA A CHINA

 Ministério da Agricultura do Brasil divulgou nesta quarta-feira, 24, a lista dos 24 estabelecimentos brasileiros habilitados pela China para exportação de lácteos, como leite em pó, leite condensado e queijos. As habilitações foram anunciadas ontem pela ministra Tereza Cristina, e a Viva Lácteos (associação que representa a indústria de lácteos) estima que, com elas, o setor exporte US$ 4,5 milhões em queijos. Os Laticinios J.L do proprietario Jair José Antônio Borges, foi uma das empresas habilitadas pelo Governo Chines para exportação de queijos fabricados em Orizona, extimamos que tal noticia irá aquecer o setor em nosso municipio agregando valor ao nosso leite e movimentando nossa economia.   Fonte:  https://www.facebook.com/prefeituradeorizona

GOVERNO DE GOIÁS LANÇA PROTOCOLO DE SEGURANÇA ESCOLAR

O governador Ronaldo Caiado, ao lado da  secretária estadual de  Educação, Fátima Gavioli, lançou, nesta segunda-feira, o  Protocolo de Segurança Escolar e o Programa Mais Merenda. Elaborado em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, o Protocolo de Segurança  vai oferecer à comunidade escolar ferramentas para a construção de  um ambiente de paz e segurança, tanto no aspecto preventivo quanto reativo. O objetivo do projeto  é auxiliar às escolas, proporcionando maior segurança e agilidade na tomada de decisões e na elaboração de um plano de emergência,  diante de uma crise ou iminência dela. Durante o evento, Ronaldo Caiado disse que a política de segurança nas escolas  tem que avançar para que os jovens não sejam usados pelo  traficantes. 

GRAVE ACIDENTE NA GO 330 EM LEOPOLDO DE BULHOES.

Acidente na tarde de segunda-feira (01) na Go 330 próximo a barreira de Leopoldo de bulhões entre um veículo onix e um gol por volta das 17:30h, informações que recebemos foi que um dos veículos fazia uma ultrapassagem perigosa no momento ocasionando  uma colisão frontal, menos uma pessoa veio a óbito. A estrada ficou interdidada e o tráfego de veículos foi desviado por uma estrada de chão! A polícia militar e ambulâncias de resgate chegaram ao local para o pronto atendimento. Não se sabe ainda o nome da vítima. Mais detalhes poderão ser disponibilizados posteriormente nesta mesma publicação ... ...

Laboratório móvel de análise de combustíveis da Royal FIC percorre postos de mais de 50 cidades de Goiás

Entre os meses de julho e agosto, o LabFIC, laboratório móvel de análise de combustíveis da distribuidora Royal FIC, vai percorrer postos localizados em mais de 50 cidades do estado de Goiás. Nesta semana, as visitas acontecem nas cidades de Senador Canedo, Urutaí, Pires do Rio, Santa Cruz de Goiás, Cristianópolis, Orizona, São Miguel do Passa Quatro, Vianópolis, Silvânia e Gameleira de Goiás  (em anexo o cronograma completo). O principal objetivo do laboratório móvel é orientar os proprietários e funcionários dos postos a como fazer as análises dos combustíveis recebidos e atestar se estão de acordo com as normas e a legislação da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Implementado pela Royal FIC em 2017, o LabFIC já realizou, desde então, mais de 2,7 mil visitas em postos de gasolina de cidades localizadas nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. O veículo é equipado com kits conforme norma...