Pular para o conteúdo principal

JO News

Governo acaba com o seguro DPVAT,

BRASÍLIA e RIO — O presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória (MP) que acaba com o seguro obrigatório DPVAT, que indeniza vítimas de acidentes de trânsito. A medida valerá a partir de janeiro de 2020. O governo afirma que MP não desampara os cidadãos no caso de acidentes, já que, para as despesas médicas, “há atendimento gratuito e universal na rede pública, por meio do SUS”.
“Para os segurados do INSS, também há a cobertura do auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente e de pensão por morte. E mesmo para aqueles que não são segurados do INSS, o governo federal também já oferece o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que garante o pagamento de um salário mínimo mensal para pessoas que não possuam meios de prover sua subsistência ou de tê-la provida por sua família, nos termos da legislação respectiva”, informou, em nota.
Os acidentes ocorridos até 31 de dezembro deste ano ainda seguem cobertos pelo DPVAT, segundo o governo. A atual gestora do DPVAT, a Seguradora Líder, continuará até 31 de dezembro de 2025 responsável pelos procedimentos de cobertura dos acidentes ocorridos até 2019. Após 31 dezembro 2025, a União sucederá a Seguradora Líder nos direitos e obrigações envolvendo o DPVAT.

A Líder é um consórcio de 73 seguradoras que administra o DPVAT. Entre suas participantes, estão empresas como AIG Seguros, Caixa Seguradora, Bradesco Seguros, Itaú Seguros, Mapfre, Porto Seguro, Omint, Tokio Marine e Zurich Santander. A seguradora não se manifestou sobre a MP assinada pelo presidente.
Dos recursos arrecadados pelo DPVAT, 50% vão para a União. O repasse é dividido entre os 45% remetidos ao Sistema Único de Saúde (SUS) para custeio da assistência médico-hospitalar às vítimas de acidentes de trânsito e os 5% que cabem ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) para investimento em programas de educação e prevenção de acidentes. Os outros 50% são direcionados para despesas, reservas e pagamento de indenizações às vítimas — mais de 4,5 milhões de pessoas foram beneficiadas na última década.

Comentários

NOTÍCIAS RECENTES

Atirador do Bope mata sequestrador de ônibus na Ponte Rio-Niterói após mais de 3h de cerco

RIO — Após mais de 3h de cerco, um sequestrador identificado como Willian Augusto da Silva, que manteve como reféns os passageiros de um ônibus que levava 37 pessoas na Ponte Rio-Niterói , foi morto por um atirador de elite do Bope na manhã desta terça-feira. "O paciente chegou em parada cardiorrespiratória e foi constatado o óbito pela equipe médica do hospital (Souza Aguiar)", informou por meio de nota a Secretaria Municipal de Saúde. Agentes das polícias Militar e Rodoviária Federal (PRF) cercaram o veículo, na pista sentido Rio, por volta de 6h30. Em entrevista ao Bom Dia Rio, o porta-voz da Polícia Militar, coronel Fliess, informou que o bandido portava uma arma de brinquedo .   'Não tem que ter pena', diz Bolsonaro sobre uso de atirador de elite após sequestro de ônibus na Ponte Rio-Niterói Reféns  que estavam no ônibus afirmaram que o sequestrador teria dito que sofria de depressão. Por volta de 9h, o homem saiu do ônibus apontando uma arma para a ca...

Gás de cozinha tem redução no preço de 8,17%

A  Petrobras   anunciou nesta sexta-feira, 2, redução  no preço do  GLP   residencial (embalagens de até 13 quilos) e empresarial (destinado a embalagens acima de 13 quilos) para as distribuidoras. Os novos valores passam a valer a partir de segunda-feira, 5.  O preço do botijão de  gás de cozinha  terá redução de 8,17% e passará a custar 24,06 reais para as distribuidoras, de acordo com o site da estatal. Essa foi a primeira queda neste ano na cotação do GLP residencial, que tem sido reajustada a cada três meses, para, segundo a petroleira, suavizar impactos da volatilidade no mercado externo sobre os valores domésticos. A companhia também reduziu em 13% os preços médios do GLP industrial e comercial, vendido em embalagens de mais de 13 quilos em suas refinarias. É o segundo corte consecutivo nos valores desse produto, que já havia sofrido queda de 9,8% em 24 de julho – o primeiro reajuste para baixo do preço desde fevereiro. Em Ori...

RONALDO CAIADO SOFRE INFARTO

O Governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, sofreu um infarto na tarde desta quarta-feira (9/10) e foi encaminhado para um hospital, em Goiânia. Ele aguarda uma equipe médica de São Paulo. Ronaldo Caiado foi levado para o Hospital do Coração onde passou por cateterismo e encontra-se internado. A primeira-dama, Gracinha Caiado, soube da notícia enquanto estava embarcando em um voo. Uma equipe médica de São Paulo deve vir à Goiânia para avaliar o estado de saúde do governador e verificar a necessidade de transferência para outra unidade de saúde. Conforme informações, o governador já tinha uma placa que obstruía parte da artéria coronária. Apesar do acontecido, a assessoria disse que Ronaldo Caiado está bem. Confira a nota na integra divulgada pela assessoria do governador: O Governador Ronaldo Caiado sofreu uma dor torácica no início da tarde desta quarta-feira (9/10), sendo encaminhado para o Hospital do Coração em Goiás, onde passa por uma série de exames e avalia...

BISPO DE IPAMERI PROIBI BEBIDAS ALCOÓLICAS EM FESTAS E EVENTOS DA PARÓQUIA

A partir do dia primeiro de janeiro de 2020, entra em vigor o decreto que proibi o consumo de bebidas alcoólicas nas festas e eventos da Paróquias da Diocese de Ipameri.  Este decreto afeta todas as festas realizadas pela igreja Católica em Orizona.